IoT – Seu mundo mais conectado

Tempo de leitura: 2 minutos

IoT – Seu mundo mais conectado

Quando falamos em tecnologia associamos imediatamente a inovação. E quando falamos em IoT (Internet das Coisas), em inglês – Internet of Things, estamos mudando todo o conceito de interação com o mundo e a forma que o mundo interage com a gente.

Agora, afinal de contas o que é e pra que serve a Internet das Coisas?

Empreendedorismo Digital: Embarque nessa!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!>

Eu fiquei por algum tempo me perguntando sobre as possíveis aplicações que poderia ser dada ao mundo IoT e percebi, a medida que ia mergulhando neste assunto,  que o “infinito” de fato existe que eu estava sendo apresentado a ele.

O nome dele? IoT.

Definição de Internet das Coisas (IoT):

Este termo traduz um conjunto de dispositivos digitais inteligentes, sensores, capazes de transmitirem dados pela internet conectados ao meio físico e gerenciado por um software. Fazendo uma analogia podemos comparar com o nosso sistema nervoso que interage como mundo a sua volta transmitindo informações.

Quanto ao universo das coisas conectáveis eu vou te falar: Pode ser qualquer coisa. Isso mesmo.

Desde uma fachada de uma loja até uma geladeira. É a comunicação ativa, sem espera, tornando o nosso mundo cada vez mais responsivo, dinâmico, “vivo”.

Idealizador:

Andy Stanford-Clark, engenheiro na IBM, é um dos idealizadores da Internet das Coisas e ele acredita que a nossa mente tem a peculiaridade de colocar nos objetos a extensão da nossa própria consciência e a partir dai fazemos uso da tecnologia para torna esta comunicação com o mundo exterior mais ativa e dinâmica.

Uma boa Infraestrutura

No mundo IoT tudo, literalmente tudo está conectado desde os dispositivos alvos até a área de TI da empresa que tem que ser capaz de sustentar este tráfego de dados gerados e compartilhá-lo com eficiência e rapidez, por isso uma internet de qualidade, com redundância de link fazem de um projeto IoT um case de sucesso.

Uma gama de oportunidades

Como brinquei no início deste post: “O inifinito é aqui“. No mundo IoT temos diversas oportunidades nos mais variados segmentos e vou enumerar algumas dentre outras que devem neste momento nascendo na sua imaginação.

  1. Monitoramento dos ônibus nos pontos de parada com RFID;
  2. Alavancagem nas vendas com marketing interativo através dos beacons;
  3. Controle das vagas disponíveis para estacionamento numa cidade através de sensores nos automóveis.
  4. Automação da recepção de um hospital com smartphone e sensores, como beacons de presença, avisando ao paciente o horário da consulta, se o médico está no consultório, entre outras funcionalidades.

Poderia ficar aqui enumerando as oportunidades, mas deixarei pra você. Escreva aqui no post qual seria o seu projeto IoT.

Um grande abraço e até breve.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *