Entendendo as necessidades do cliente. 7 Dicas matadoras com Steve Jobs

Tempo de leitura: 5 minutos

Entendendo as necessidades do cliente
Entendendo as necessidades do cliente

Para entender melhor o seu cliente você precisa aguçar seu lado sensorial e intuitivo e se colocar no lugar dele, pensando nas suas necessidades. Existe um famoso mantra que norteia a relação com o cliente: “Entendendo as necessidades do cliente”  é a chave do sucesso de qualquer negócio.

Steve Jobs fazia isso naturalmente, não tinha uma técnica desenvolvida, mas uma forte percepção do cliente. Três passos são fundamentais para desenvolver esta percepção e você, empreendedor, deve levar em consideração. Não despreze-os

  • Enxergar o cliente como a você mesmo;
  • Enxergar a experiência do cliente se pondo no lugar dele;
  • Ser o consumidor, viver a necessidade do cliente.

Empreendedorismo Digital: Embarque nessa!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!>

Isto parece muito fácil não é? Basta observar ou ouvir seus clientes e buscar entender quem eles são, quais as suas experiências e suas necessidades, concorda? Bem em parte é isso mesmo mas a questão está nos detalhes.

Por isso vem a necessidade de você viver as experiências e entendendo as necessidades do cliente, vendo as coisas com “os olhos do cliente“. Este é o terceiro elemento que o Steve Jobs era entusiasmadamente fascinado, por isso nunca delegue esta tarefa a terceiros.

Este processo pode ser realizado a partir de uma série de questões como as enumeradas abaixo. Aplique-as no seu negócio e boas vendas!

  • O que eu gostaria? O que você gostaria que o seu produto apresentasse?
  • Quais são as suas necessidades profundas? Será que o seu consumidor quer apenas um energético ou uma experiência vigorante e saudável? Veja se o seu produto vai de fato impactar o seu cliente.
  • O que surpreenderia e encantaria? Se você se hospeda em um hotel comum, espera receber serviços comuns, mas se você acordar e se deparar com um ótimo café da manhã, jornal do dia gratuito e um excelente serviço de camareira? Você foi surpreendido positivamente. Certo?
Simplicidade não é apenas um objetivo. É uma paixão! Steve Jobs.

O produto que você vende tem que ser globalmente positivo. Ao pensar no produto os líderes tem que pensar primeiro no consumidor. Muitas empresas pensam apenas no produto e podem até surpreender mas pecam na experiência global. Em resumo seu produto tem que impactar seu cliente em todas as fases do processo da venda. Acompanhar é preciso.

  • Você deveria experimentar isso? Se você quer ser como Steve Jobs não pode ter medo das armadilhas, pois de forma bastante simples, Steve tinha extraordinários poderes para entender o consumidor e a assumir sua visão. Ele nem sempre acertava mas acertou o suficiente e de forma expressiva para ser merecidamente considerado um especialista na experiência do consumidor. Por isso não tenha medo de errar.

7 dicas entendendo as necessidades do cliente.

#Dica 1Seja responsável pela percepção do cliente: E pela transmissão dessa percepção para a sua empresa e lembre que o cliente é o seu maior ativo;

#Dica 2Não delegue nem terceirize esta tarefa: O cliente é sua “galinha dos ovos de ouro”, é meio clichê, mas é através dele que você se estabelece. Então nunca terceirize a relação de engajamento. Faça você mesmo;

#Dica 3Não presuma que os clientes saberão o que querem: Se antecipe, pesquise, faça reuniões de brainstorm com seu time, isso vai ajudar a ter novas idéias.

#Dica 4 – Pense nas dificuldades dos clientes e os que as provoca: Estude o momento atual do mercado, do nicho que atua e o que está afligindo você neste momento. As suas questões podem ser as respostas para as questões dos seus clientes. Pense nisso.

#Dica 5 – Pense nas necessidades profundas do cliente:  Pensar fora da caixa, o cliente espera que você resolva um problema dele. Você sabe qual é o problema do seu cliente?

#Dica 6 – Considere o produto globalmente: Pense grande. Sonhe grande. Quando você entende seu produto de forma global

#Dica 7 – Considere o que poderia surpreender encantar seu cliente:  O que faria o seu cliente ter uma experiência exceder suas expectativas? Quando você conseguir responder esta questão sua visão tá pra lá de 360 graus. Dai você percebe que está na fronteiro com a inovação.

Destaque o seu cliente na multidão
Destaque o seu cliente na multidão

Hoje mais do que nunca se destacar no meio da multidão não é vender barato mas entender o porque do seu preço. Mais do que vender você tem que construir uma relação de confiança com o seu cliente com o cimento da “VERDADE“.

Estamos vivendo um momento único no país onde as instituições públicas e privadas estão sendo colocadas a prova. Negociatas estão sendo desvendadas. Por trás de uma carne podre temos uma classe política que “fede”.

Manter um negócio no Brasil será a partir de agora uma prova de fogo e sai na frente aqueles que comungarem no cálice da honestidade. Eu acredito nas instituições, eu acredito no Brasil, por isso mantenho uma empresa de negócios aberta no ápice desta crise.

Precisamos nos valer deste momento para fortalecer nossas relações com os nossos clientes e mostrar a nossa verdade, a nossa essência, dando a resposta do porque acordamos todos os dias para abrir o nosso empreendimento e assim está pronto: entendendo as necessidades do cliente.

Sucesso e perseverança é o meu desejo e toda boa sorte do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *